Dia "D" de campanha de vacinação antirrábica

A campanha de vacinação de cães e gatos contra o vírus da raiva está a todo vapor em Mar Vermelho desde o dia 03 de abril. A ação foi intensificada neste último sábado, 08, com o dia “D”.

"O objetivo da campanha é prevenir e combater a raiva, uma doença grave e com alto índice de mortalidade. Por isso, nós da Secretaria de Saúde intensificamos a campanha para que os donos de cães e gatos levassem seus animais para vacinar e foi um sucesso", afirmou a secretária de Saúde, Manuella Rebelo.

A coordenadora de atenção Básica, Vigilância e Saúde, Caroline Oliveira, afirmou que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, foi atingida. “A vacinação dos animais é anual e precisamos aumentar a vigilância em saúde, assim todos estarão protegendo o seu bichinho e também a sua família. Atingimos 100% com a vacinação. Agrademos a toda a equipe e contamos sempre com cada um de vocês", afirmou.

A Raiva

Qualquer mamífero pode ser infectado com o vírus da raiva e, por meio da saliva ou da mordedura, outros animais e até mesmo os humanos podem ser contaminados. A doença é quase sempre fatal quando não é diagnosticada a tempo e seu tratamento não tem sucesso garantido. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região com água e sabão e procurar assistência médica urgente.